Num contagiante clima de animação juvenil, a cidade de Bezerros foi o palco de uma solenidade de formatura de jovens do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado na tarde desta quinta-feira(3), às 16h, quando 960 alunos de sete escolas municipais cumpriram a última etapa da formação, diante de autoridades civis e militares. Além da garotada, 19 pais de alunos também participaram do programa.
O projeto é um programa cooperativo entre a Polícia Militar, escola e família, com o objetivo de transmitir aos jovens alunos ensinamentos baseados em temas atuais como drogas, violência, bullying, gangues, alternativas positivas, pressão do grupo e bases de amizade. Com essa base teórica, as crianças aprendem a lidar com as influências negativas que conduzem às drogas e à violência, adquirindo habilidades que as distanciam desses males.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiz9XrYD8GEuq9dm0pVpCBvyvKU_YhBUxr6xpbjO-zIXl13-kDGHcxEpK43IyhSrba9GcQipMpfEX73aHu__tvgsuY5Aebb1C8Ck87G9l2gAtD5_XWe43DcATAf6Rr9blPoIsA5_wZYzEcn/s400/DSC01107.JPG)
Com o crescente envolvimento de jovens no submundo do tráfico de drogas e outros delitos no agreste, o programa assume papel fundamental na construção de uma nova realidade, e foi com este pensamento que o tenente coronel Gilmar de Araújo, comandante do 4º BPM, reforçou as ações do projeto na região, que já alcançou vários municípios sob sua responsabilidade, a exemplo de Caruaru, Agrestinha, Cupira, Bonito, Bezerros, entre outros. Sob o comando regional do tenente Alberaci Neves e uma equipe de dedicados e competentes policiais instrutores, o Proerd local assume posição de destaque no estado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGbauScJk2-O6TFW-PDayUaTbPIC6IxE_y8OOl70U_jy94qA6hFICdntxz1gmGQgdB0CFwid_5iGUJwV4bW1GfYRZlPR3-PwS1rqZA47ScUbOH5ue9XRFgrQ49bpwr4K4uGd0f0lK-cY7f/s400/DSC01075.JPG)
Na solenidade desta quinta-feira, além do comandante do 4º Batalhão, também estiveram presentes o coordenador pedagógico do Proerd, major Jailton Barros, o comandante da 3ª Companhia, capitão Edmilson Silva, o tenente do Corpo de Bombeiros, José Renato, o gerente de Prevenção e Articulação Comunitária- GPAC, João Evangelista, a prefeita Elizabete Lima e a secretária de educação do município, Elisângela Silva.